Buscar
  • Helida de Lima

Primeira colheita de maracujás orgânicos


Janeiro não foi só um mês de plantio, mas também de colheita!

Temos no Sítio uns seis pés de maracujás bem extensos, já alastrados por cercas, telhados e árvores. Plantados há somente um ano.

Eles frutificaram em novembro e dezembro. Janeiro foi uma alegria, sendo a nossa PRIMEIRA coleta de MARACUJÁS ORGÂNICOS!

Os frutos caiam no chão aos montes. Dentro sua polpa era bem farta. Com um ou dois frutos, dois litros de sucos eram feitos!

Ficamos encantados com tanta generosidade da natureza. Pois foram pés que poucos cuidamos na verdade. No mais, vigiamos as lagartas para que não se apossassem das folhas em sua totalidade.

Estamos animados em começar no Sítio Santa Natureza uma produção orgânica de Passiflora Edulis, a flor e o fruto da calmaria e da paciência!

Um encanto mesmo pensar nestes frutos e quanto são uma benção para nossa saúde física e mental.

A origem do Maracujá:

Maracujá é uma palavra que vem do tupi.

Mara kuya: que quer dizer "fruto que se serve" ou "alimento na cuia".

Sua origem é daqui mesmo, de nossa América do Sul! Ou seja, ele é espontâneo em nossa flora. Por isso, quando jogamos sementes de maracujás em qualquer canto, eles logo começam a nascer.

O seu nome científico é Passiflora eduzis Sims.

O nome Passiflora em latim quer dizer, flor da paixão. Pois sua flor de fato é lindíssima! Cheia de cores e texturas.

Os Nomes populares: Maracujá e fruta-da-paixão (denominação encontrada na maioria das línguas). Na Colombia eles tomam o nome de Curuba redonda.

Gostam de ficar apoiados em cercas, árvores ou em qualquer lugar que possam enrolar suas folhas.

Adoram Sol! E lógico uma boa rega. Só dão frutos se forem polinizados, claro! E aí entra a mangava, principal inseto polinizador desta planta.

Por isso, deixe as mangavas agirem, e não as mate ou as espante de seu maracujazeiro.

Há várias espécies de Maracujá. Encontrei esta lista que demonstra só alguns formatos e cores deste fruto:

A Benção do Maracujá:

O Maracujá é fonte de vitaminas A, C e vários sais minerais como o ferro, sódio, cálcio e fósforo. Também tem muita fibra.

Sua utilização como sedativo é conhecida desde a antiguidade, entretanto essa não é sua única qualidade, pois pode ser utilizado como calmante, sonífero e tonificante.

Podemos usar a folha, a flor, e todo o fruto do maracujá!

Um chá com folhas e casca da fruta é uma delícia e muito suave. Deixando a casa com uma fragrância muito delicada.

Ou seja, tanto ingerido, quanto sentido pelo olfato, a Passiflora Eludis nos cuida, enviando suas energias de calmaria e tranquilidade...Sem falar que suas sementes, ao toque, são esfoliantes!

> Há na rede vários sites que explicam as maravilhas do maracujá. Dê uma pesquisada e se anime a plantar maracujás onde quer possa!

Nós lá no Santa Natureza vamos maracujAR!

#agricultura #façavocêmesmo #horta

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo