Buscar
  • Helida de Lima

Agricultura Sintrópica


Neste mês de agosto é capa da Globo Rural o agricultor, pesquisador, trabalhador da roça Ernest Götsch.

A matéria está incrível e explica tudo sobre Agricultura Sintrópica.

Este tipo de agricultura quebra muitos paradigmas, principalmente o de compreender que árvores atrapalham o cultivo das roças. Quantas vezes não nos deparamos com paisagens áridas nas grandes plantações de soja, milho, cana e até hortaliças!

Sem dizer que o Cerrado, a Mata Atlântica, e outros bio-sistemas complexos estão sendo totalmente destruídos para o plantio de comida, que se diga de passagem, de exportação. A destruição do ambiente para plantios em escala industrial é uma lei de séculos implantada no Brasil.

Com a Agricultura Sintrópica parece haver futuro para as florestas junto ao homem. Conhecimento este bem já cultivado pelos índios deste nosso país.

Na foto anexa, Ernest não está numa floresta normal, esta numa roça que se faz floresta. Tudo misturado, integrado, conectado!

Há anos plantando jardins, hortas e pomares, nos aproximamos demais da terra, eu e Plinio nem somos da área de agronomia, mas estes conhecimentos, os de terra, plantio e colheita nos encantam. Acho também que todo ser vivente neste mundo deveria se interessar por tudo que é da terra. Afinal sobrevivemos dela e sob ela. No futuro é um grande sonho fazer do Sítio Santa Natureza terras produtivas mas sem alterar o lindo fluxo da natureza lá já desde sempre, vivo.

Para saber, vale a pena, mesmo, acessar o site que propaga as ideias deste suíço. Deixo o link, pois as histórias expostas em forma de belos vídeos são muito inspiradoras! Dá vontade de pegar na enxada e produzir!

*****

E aqui está um vídeo com o próprio Ernest nos dando um aula sobre conexão e esperança verde:

#agricultura #agriculturasintrópica #ecologia #roça

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo