top of page
Buscar
  • Foto do escritorHelida de Lima

O Sítio Santa Natureza...


O Sítio Santa Natureza é um espaço rural de preservação e conscientização da importância da natureza e da Serra da Canastra.

O lugar fica em frente a Cachoeira do Quilombo, no município de São João Batista do Glória, em Minas Gerais.

Ele é cuidado pelo trio Hélida, Plinio e Lucca.

Além de muitos amigos e companheiros queridos que ajudam a mantê-lo. Trabalhando e colaborando...

Sem colaboração nada é possível.

O Sítio foi uma terra que chegou pelas mais lindas energias, é por este motivo que o preservamos tanto.

Ele começou como um lugar de descanso e contato com a cultura rural, mas depois percebemos que o aprendizado e a vivência na Canastra poderiam ser divididos.

Plantamos jardins, hortas e pomares, todos os tipos de plantas que aceitam o solo duro, de cascalho e muito pedregoso do local. Queremos com isso aumentar o nível de fotossíntese do lugar, chamar os pássaros e demais vidas para a convivência, oferecendo sombra, verde e alimentos.

A vida no campo é cheia de afazeres, há dias de trabalho intenso, mas também de muitas compensações e alegrias, por isso temos animais como o cavalinho Shambô, cachorros, galos e galinhas, que preenchem os espaços com vitalidade e diferentes formas de viver.

E claros, os animais nativos que por lá sempre aparecem como tucanos, seriemas, tatus, lobos-guará, gaviões, lebres, urubus-rei, corujas, passarinhos de todos os tipos, os amarelinhos canários, borboletas e tantos outros animais do cerrado, que incluem também os insetos, anfíbios e rastejantes.

Por isso é necessário saber lidar e respeitar, compreendemos lá no íntimo, que toda vida (incluindo os minerais, a terra, a água, o ar) faz parte e pertece a uma rica cadeia pulsante da Serra da Canastra. Saber também aceitar certas leis das quais estamos submetidos, quando nos expomos ao livre contato com o ambiente.

No Sítio evitamos de todas as formas matar animas e não derrubamos árvores. Para construir as moradias pensamos demais, estudamos, entortamos o olhar, e sempre escolhemos "espaços" sem arbustos, pedimos licença para a grande sabedoria que há na Canastra, e levantamos as paredes.

Somos cuidadores da flora e da fauna ou do bicho e do mato e acreditamos que o homem e a natureza não podem, nem em pensamento, se separarem! A cura e a sua estabilidade está na integração.

No Sítio estamos em busca de aprendizado com a natureza, com os seres de todos os tipos e formas, certos que somos uma grande rede simbiótica neste tão singular planeta chamado TERRA.

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page